20/04/2018 às 21:41 Blog

Como escolher o buque para o meu Casamento?

1532
5min de leitura

O casamento é rodeado de uma imensidão de detalhes, e para as noivas que querem seguir a risca e não errar no grande dia, trouxemos essa pequena orientação para ajudar a acertar na escolha do buque para o dia do seu Casamento.

Parece ser uma tarefa muito simples, porém existe uma grande riqueza de detalhes que envolvem a escolha de um buque de noiva. Não é somente definir cor, tamanha e modelo, existem muitos outros detalhes que envolvem a escolha deste assessório tão importante para o grande dia.

Mas antes vamos a um pouquinho de Historia

Não existem fatos confirmados de como se originou o Buque de Noiva, mas o que encontramos na história é que na Grécia Antiga as noivas usavam ramos de ervas e alho, para atrair bons fluidos e afastar o mau olhado.

Porém por volta da Idade Media as noivas caminhavam pela cidade até o local do casamento, e durante o caminho as pessoas a presenteavam com ervas, temperos e flores, com o intuito de lhe trazer sorte e felicidade, assim, quando ela chegava até o altar, em suas mãos estava um “buque”.

Depois na Europa se passou a usar as flores que mais exóticas nos arranjos e já na época vitoriana, passaram-se a utilizar a linguagem das flores, onde a noiva demonstrava suas intenções sem pronunciar uma palavra, apenas utilizando as flores certas em seu buque. Como alguns exemplos:

- Tulipa: Declaração de amor;

- Camélia: Beleza perfeita;

- Miosótis: Fidelidade;

- Lírio: Pureza;

- Rosas: Amor em suas várias formas;

- Gérbera: Vida e energia;

Entre tantas outras flores e seus significados, sabemos que hoje o buque é como uma jóia, assim como um brinco, um colar ou uma pulseira utilizado especialmente pela noiva no dia do seu casamento.

Quais os tipos de buques? 

Muitos fatores podem definir o buque da noiva, alguns deles é estatura da noiva, estilo do vestido, horário do casamento, largura do corredor onde a noiva fará a entrada e principalmente o estilo do casamento.

Como regra básica o buque não pode cobrir o vestido da noiva, ele deve estar encaixado na proporção do contesto do casamento e não ser o centro das atenções.

Como mais usual para casamentos de dia são utilizados buques menores e minimalistas, flores mais simples com folhagens, uma pegada mais natural ou rustica, como por exemplo, folhagens com suculentas.

Já em casamentos a noite o mais usual é um buque um pouco maior com flores mais nobres, podendo abusar mais de pedrarias como Swarovski e também o uso do relicário como uma forma de lembrança ou homenagem aos que já se foram.

Outros fatores que as designs observam é tipo físico, para noivas menores e mais magras um buque grande não combina pois tampa demais seu vestido e chama muita atenção. Para uma noiva mais alta ou mais cheinha, fica mais bonito um buque maior e mais volumoso, onde duas opções muito utilizadas para elas é o buque de braçada, é aquele que é carregado no antebraço e não na mão, e o de cascata, que lembra muito um cacho de uvas.  

O coringa dos buques é o redondo, pois ele combina com qualquer estilo de casamento e sempre é escolhido por noivas mais práticas que não querem complicar as coisas.

Uma dica de outro é sempre evitar buques pesados, pois você vai caminhar e ficar segurando ele por um tempo e pode se tornar um incomodo em poucos minutos.

Mas com o que o buque deve combinar? 

Esta é uma escolha mais complicada, pois afinal de contas, com o que o buque deve combinar? Alias, ele deve combinar com algo no casamento ou pode ter o seu destaque especial?

São muitas perguntas e opiniões que permeiam o buque, pois na verdade não existe certo ou errado nesse quesito e sim coisas que são mais usuais.

Existem noivas que gostam de combinar o buque com o sapato, outras preferem combinar a cor do buque com os vestidos das madrinhas, outras já preferem não combinar nada e ter o buque como uma jóia de destaque diferente de tudo no casamento.

De todas as combinações a mais arriscada é a decoração, uma regra de ouro é, nunca utilize as mesmas flores da sua decoração pois fica parecendo que esqueceram o seu buque e alguém saiu pela decoração arrancando flores e folhagens para montar um buque improvisado.

Algumas desings de buques também não recomendam utilizar cores muito fortes, como o vermelho, roxo, amarelo, azul e afins, pois em vez de ser um  objeto que harmoniza com você, ele torna-se destaque.

Existem ainda as opções de assessórios, como as pedrarias, Swarovski, broches, pérolas, renda, laços e o famoso relicário, que também são opcionais muito utilizados pelas noivas.

Você sabia que você pode eternizar o seu buque depois do casamento? 

Você escolheu seu buque com tanto carinho, se dedicou a pesquisar sobre ele, qual a melhor flor, qual o melhor formato e estilo para o seu casamento. Pois bem, se você não jogar o seu buque principal e tiver um auxiliar para este momento de repassar a sorte para a próxima felizarda, saiba que você pode eternizar o seu buque.

Existe um processo de desidratação das flores e folhas e usualmente é montado um quadro com o seu buque para você decorar a sua futura casa e ter para sempre essa lembrança pendurada na parede.

Esse processo é facilmente encontrado na internet, mas fique atenta, existe um prazo de 2 a 5 dias após o casamento para fazer esse processo com perfeição.

Uma nova tendência para os buques

Muitas coisas mudaram nos casamentos e vem mudando em uma velocidade muito grande, e uma dessas mudanças é no buque, sempre feito com flores e folhagens, mas muitas noivas têm optado pelo buque de broche, origamis, flores artificiais, tecido e muitos outros materiais existentes no mercado.  

Assim de uma forma muito mais prática você tem para sempre o seu buque, preservado e sem muitas complicações.

Uma empresa que tem feito muito sucesso entre as noivas e tem se destacado no mercado de casamentos é a Criamor Ateliê, que produz não somente buques, mas porta guardanapos personalizados, porta alianças e muitos outros produtos que tem feito sucesso entre as noivas.

Enfim, o mais importante de tudo é seguir o seu sonho e o seu estilo, é seu casamento e por mais que existam regras criadas, dicas fornecidas e afins, é você quem define o que é bacana para o seu grande dia.

Esperamos de todo coração ter contribuído de alguma forma para te auxiliar na escolha do seu buque.

Gostou da matéria, marque aqui suas amigas, noivas, casadas, futuras noivas, as que sonham com o príncipe encantado e que admiram esse mundo magico dos casamentos.

Gostaria de ler uma matéria especial sobre um determinado assunto, nos envie um e-mail e nos proponha um assunto do seu interesse.

Agradecemos muito por acompanhar !

Equipe Amazing Fotografia

20 Abr 2018

Como escolher o buque para o meu Casamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

buque Casamento como escolher o buque dicas para noivas

Quem viu também curtiu

06 de Nov de 2017

Cumprimentar os convidados nas mesas: Sim ou Não?

22 de Jul de 2020

Elopement Wedding, saiba tudo que envolve este inovador estilo de casamento

23 de Nov de 2017

A noiva que parecia o Coringa

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp